🎙️ QUEM CHEGOU A UTILIZAR CARTUCHEIRAS NO RÁDIO?

Rádio anos 80 - cartucheiras

 Por Emerson José 


🎙️ QUEM CHEGOU A UTILIZAR CARTUCHEIRAS NO RÁDIO? 


📻 Conte nos a sua experiência:


Na Cultura Fm, cheguei a trocar o rótulo do cartucho ou seja ao inves de entrar o que o locutor esperava, entrava uma traquinagem como por exemplo o som de um galo cantando. 


As cartucheiras eram equipamentos usados em emissoras de rádio nos anos 70 e 80 para reproduzir vinhetas, propagandas, músicas e efeitos sonoros. Elas funcionavam com cartuchos magnéticos, semelhantes a fitas cassete, que podiam ser gravados e regravados. 


Cada cartucho tinha uma duração de alguns segundos a alguns minutos, e podia ser acionado por um botão ou por um sistema automático.


As cartucheiras eram muito populares nas décadas de 70 e 80, pois permitiam uma maior agilidade e criatividade na programação das rádios. Elas também eram mais baratas e resistentes do que os discos de vinil, que eram facilmente danificados pelo uso constante. Além disso, as cartucheiras podiam ser conectadas a outros equipamentos, como toca-discos, gravadores de rolo, MD, DAT e processadores de áudio.


No entanto, as cartucheiras foram sendo substituídas por outras tecnologias, como os CDs, os computadores e os arquivos digitais, que ofereciam uma maior qualidade de som, capacidade de armazenamento e facilidade de edição. 


Hoje em dia, as cartucheiras são consideradas peças de museu, e são usadas apenas por algumas rádios que querem resgatar o estilo retrô dos anos 80.

 

Comentários