quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Oscar (2005 a 2011) - Conheça os Melhores!


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood foi criada no dia 11 de janeiro de 1927. A idéia foi do presidente da Metro-Goldwin Mayer, Louis B. Mayer que uniu-se a um grupo de 36 diretores e atores para criar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Na época, os dirigentes dos grandes estúdios de cinema já vinham pensando em uma forma de incentivar a produção de obras de qualidade técnica e artística e a sugestão de Louis B. Mayer, foi acolhida com entusiasmo por todos.

A primeira entrega de prêmios foi realizada em maio de 1929, no Hotel Roosevelt de Los Angeles, sob a presidência do astro Douglas Fairbanks. Inicialmente, as cerimônias eram realizadas com almoços ou jantares em hotéis ou grandes restaurantes, com os resultados previamente conhecidos, já que a decisão sobre os ganhadores era tomada de comum acordo pelos chefões dos estúdios. Até 1940 os jornais recebiam a lista de premiados antecipadamente e assumiam o compromisso de só divulgá-la no final da noite. Um ano amtes o Los Angeles Times quebrou o acordo. Desde então, a Academia decidiu manter segredo até a abertura dos envelopes lacrados.

O critério de seleção é demorado e envolve cerca de mais ou menos 4.755 pessoas que tem direito a voto. Todos são profissionais do ramo: atores e atrizes, produtores, diretores, roteiristas, cenógrafos, montadores, fotógrafos, músicos, maquiadores. A Price Waterhouse, empresa de consultoria e estatística, organiza a votação na qual cada integrante da Academia vota em candidatos de sua mesma especialidade (fotógrafos votam em fotógrafos, atores em atores, etc.), mas todos elegem o Melhor Filme. Em uma segunda fase, a firma seleciona os cinco mais votados em cada categoria e é feita nova votação, desta vez com todos os membros da Academia. O sigilo é absoluto e jamais se soube de algum caso de quebra de segredo.

As cédulas são enviadas pelo correio e devolvidas à Academia em envelopes sem identifição do remetente. Já a apuração é feita por computador e colocada em envelopes lacrados, que são abertos apenas na noite da entrega do Oscar. Nem a Academia sabe de quantas estatuetas vai precisar.

A simples indicação de um filme pode aumentar sua bilheteria em vários milhões de dólares. Além do aumento da receita, a premiação significa prestígio para o filme, contratos mais vantajosos para os atores e (quase sempre) uma garantia de qualidade para o público. 

fonte: webcine

Conheça os Melhores de 2000 a 2011

2011
Melhor Filme de Animação
Toy Story 3

2010
Melhor Filme
Guerra ao Terror
Melhor Atriz
Sandra Bullock (Um Sonho Possível)

2009
Melhor Filme de Animação
Wall-E (Wall-E)

2008
Melhores Efeitos Especiais
Michael Fink, Bill Westenhofer, Ben Morris e Trevor Wood (A Bússola de Ouro)

2007
Melhor direção
Martin Scorsese (Os Infiltrados)
Melhor ator
Forest Whitaker (O Último Rei de Escócia)

2006
Melhor Diretor
Ang Lee (O Segredo de Brokeback Mounatin)
Melhor Ator
Philip Seymour Hoffman (Capote)
Melhor Atriz
Reese Witherspoon (Johnny e June)

2005
Melhor Direção
Clint Eastwood (Menina de Ouro)
Melhor Atriz
Hilary Swank (Menina de Ouro)

fonte: Adoro Cinema

0 comentários:

Postar um comentário